domingo, 18 de setembro de 2016

Lindonor: a biografia de um ilustre tourense (in memorian)


Lindonor Patriota do Nascimento, tourense, nascido no dia 27 de novembro do ano de 1929. Seus pais eram o memorável Júlio Maria do Nascimento e Luíza Patriota do Nascimento.

No ano de 1946, após ter concluído o curso primário, fez exame de admissão no Liceu Industrial de Natal. Já no ano de 1947, teve início a sua vida profissional como auxiliar do Cartório.

Em 1952, após submissão em concurso para Cartório, foi aprovado com a aposentadoria de seu pai Júlio Maria, por ato governamental assinado pelo ex-governador Silvio Piza Pedroza em 19 de maio de 1953.
Casou-se no dia 10 de dezembro de 1950 com Terezinha Machado do Nascimento. Desse matrimônio tiveram os seguintes filhos: Carlos, Tereza, Ana e Júlio, em segunda remessa a contar de 1960 tiveram os seguintes: Gorete, Júnior, Carla, Adriana, Alexandre e Roberta, num total de 10 filhos e ainda 17 netos. 


No campo político destacaram-se os seguintes fatos:

  • Em 1958, foi candidato ao mandato de vereador na Câmara Municipal de Touros na gestão dos Prefeitos Sebastião Celso de França e José Américo de Souza Grilo, por dois mandatos (1958-1966)
  • No ano de 1967 foi cassado por seus direitos civis e políticos por 10 anos por ato Presidencial do General Humberto de Alencar Castelo Branco.
  • Em 1978 foi indutado e no ano seguinte 1979 anistiado por decreto Presidencial do General João Batista Figueiredo. 
Após sua aposentadoria o Sr. Lindonor não teve muitas ocupações, ressaltando-se sua participação, por convite dos jornalistas Nilson e Roberto Patriota, no ano de 1997, para escrever história contemporânea na folha do mato grande e programa radiofônico na FM Mato Grande, preenchendo assim seu tempo. 

Nosso grande tourense faleceu no dia 29 de julho do ano de 2012. Durante toda sua vida contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade. Seus feitos ficarão lembrados na memória daqueles que o conheceram. O grande Lindonor partiu e levou com ele um grande conhecimento sobre diversos tipos de ciências. Em suma, um intelectual. Digno de ser chamado de ilustre tourense. Essa pequena e singela biografia tem por finalidade a preservação da história de um grande cidadão filho legítimo de Touros.



Fontes: as informações descritas acima foram ditadas pelo próprio Lindonor no ano de 2000. 
Agradecimentos: Júlio Nascimento (neto do biografado) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário