segunda-feira, 1 de maio de 2017

Documento de Posse do Vigário Félix Alves da Cruz

Durante a maior parte dos anos oitocentos, na então Villa dos Touros, a liderança eclesiástica foi exercida pelos vigários. A palavra Vigário tem sua origem no idioma latino, 'vicariu', que pode significar como sendo "aquele que faz as vezes do outro". Tendo ainda algumas variações como Vigário-Geral; Vigário da Vara, etc. 

Devido a grande força religiosa e política que a Igreja Católica exerceu no Brasil Imperial a figura do vigário teve um papel importantíssimo nas mais diversas povoações do nosso País. O vigário possuía várias obrigações, não apenas funções religiosas, como a realização de cerimônias de casamento, batizados ou funerais, mas, e também, era visto como um grande personagem social e político para a sociedade dos mais distante rincões de nosso Brasil. 

Abaixo, temos o fragmento do documento de posse do Vigário Félix Alves da Cruz. 

"Aos cinco dias do mês de Outubro de 1834 fui aposado da Parochia do Senhor Bom Jesus dos Navegantes desta Villa dos Touros. Dei et anno ut Supra".


(Página 11 do Livro de Batismo referente aos anos de 1834-1845)

O trabalho de valorização da história de um povo é lento, gradativo e, acima de tudo, árduo. Desde já, agradecemos à todos que prestigiam e ajudam a divulgar e disseminar nosso trabalho.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário