sábado, 20 de junho de 2015

Nilson Patriota, o político, escritor e poeta Tourense

Nilson Patriota e seu livro "Noturno de Touros"
Antonio Nilson Patriota, filho de Nelson Ferreira Patriota e Maria Segunda Patriota. Nasceu na rua do capim, na então vila de touros, no dia 16 de Dezembro de 1930. Em 1940, com apenas 9 anos, acompanhado de sua irmã Waldemira, foi residir em Natal. Nilson fez o curso técnico da Escola de Aprendizes Artífices (atual Escola Técnica Federal) e buscou meios de vida. Empregou-se na iniciativa privada, ocupando pequenos empregos. Em 1949, ingressou no Exército, como soldado, para cumprir o serviço militar, tendo ali passado onze meses.


Nilson fez parte da equipe fundadora da Rádio Nordeste de Natal. Na referida emissora de radiodifusão fez de tudo, de produtor a diretor, de publicitário a rádio-repórter. Terminou por assumir a direção da rádio, onde trabalhou durante dez anos. Sua atuação na Rádio Nordeste, e em seguida no Correio do Povo, jornal pertencente ao Senador Dinarte de Medeiros Mariz, lançou-se nos negócios e na política. Em 1963, chegaria à Assembléia Legislativa, onde foi considerado um deputado sério e atuante.

Durante o período em que foi Secretário do Governo Lavoisier Maia, Nilson Patriota conseguiu concretizar um sonho dos tempos de deputado. Em plena inauguração da então agência do Banco do Estado do Rio Grande do Norte (Bandern) em Touros, o então governador Lavoisier Maia anunciou em seu discurso que estaria iniciando o asfaltamento da estrada RN - 064, ligando Natal a Touros por insistência do secretário Nilson Patriota. Lavoisier falou assim: "Ou eu faço essa estrada, ou não tenho mais sossego, todo santo dia Nilson Patriota bate na porta do meu gabinete pedindo essa obra". É, ainda hoje, o único filho da sua terra e da região do Mato Grande a ter galgado uma cadeira na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.
                                                                                                                         
Nilson Patriota em discurso na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras
Nilson Patriota viveu a vida toda preocupado com a pesquisa histórica, geográfica, econômica e social do Rio Grande do Norte, e particularmente de Touros. Um dos seus livro, "Touros, uma Cidade do Brasil" é considerado pela crítica literária como uma das mais completas obras do Estado sobre a vida sócio, econômica e cultural de uma região, é na verdade um amplo tratado cultural de imensa importância não só para o município de Touros, mas para toda a região do Mato Grande ali historiada.

Dentre tantos outros feitos realizados por este grande Tourense, o mais importante é destacar o amor por sua terra natal, touros. Nilson lutou pelos seus objetivos e os conquistou, foi um grande intelectual de sua época. Mas, o que nos chama atenção é que durante toda sua vida o escritor nunca esqueceu de sua cidade e sempre lutou para que a história de touros fosse reconhecida. Touros agradece os seus feitos realizados em prol da valorização cultural da esquina do Brasil. 

Nilson Patriota faleceu em 30 de Março de 2008, aos 78 anos de idade.

Fonte: http://www.folhadomatogrande.com.br/arquivo_vivo_9.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário