sexta-feira, 1 de maio de 2015

Tourenses: João "Repique"




Homem tocando Banjo

João Clemente da Cruz (João Repique), nascido em 11 de Novembro de 1925 no Sítio Lagoa do Mato (zona rural de touros). 
Durante a  década de 1940, quando tinha seus 15 anos de idade, veio morar em touros. 
Seu João “Repique”, como era conhecido, logo aprendeu com o pescador e músico Antônio Marcolino, a arte divina da música que consequentemente faria parte de toda sua vida. 
Na segunda metade do Século XX, seu João adquiriu ao longo do tempo muito respeito e admiração devido ao seu talento musical, um dos fatos que comprova este respeito é o de que durante a visita de um Cônsul Americano à touros, seu João “Repique” foi convidado a tocar para a grande autoridade internacional que se encontrara na vila.

Jabob do Bandolim (1918-1969)

O bandolim é considerado um instrumento de difícil execução. Na foto ao lado, temos um grande mestre do Bandolim que ficou reconhecido nacionalmente devido suas composições. Podemos, sem exageros, comparar o talento de nosso conterrâneo, João Repique, com o do grande brasileiro, Jacob do Bandolim, e ressaltar que entre os dois existia algo em comum. A arte de tocar  "Bandolim".   
Nosso grande João "Repique" faleceu em 15 de Fevereiro de 2012, aos 86 anos de idade, deixando seu legado musical marcado na memória de muitos tourenses que o conheceram. Para aqueles que não tiveram o privilégio de conhecer nosso grande músico local, hoje podem entender um pouco de sua importância para a cultura musical de Touros.


Agradecimentos: Sr. Paulo Hélio (Primogênito do Sr. João Repique)

Nenhum comentário:

Postar um comentário