sábado, 17 de outubro de 2015

Grupo Escolar General Florêncio do Lago: um breve histórico.


Prédio em 1969


Nos dias atuais, quem passa pela Rua Coronel Antonio Antunes, no centro de Touros, se depara naturalmente com o prédio do atual Grupo Escolar General Florêncio do Lago. Tentando trazer um pouco de conhecimento sobre nossa própria história, iremos conhecer um pouco mais da trajetória deste monumento material, e imaterial, do nosso município, local este que serviu de base para a formação de muitos tourenses e que ao longo dos anos passou por diversas dificuldades, mas conseguindo superar todas elas, continua firmemente atuando diretamente na vida de nossas crianças, jovens e adultos da nossa vila.  

O início: Em 05 de Outubro de 1927, foi criado por decreto, o "Antônio do Lago", como é conhecido na cidade, tendo sido concluído na administração de Joel Christino de Medeiros. Entretanto, sua inauguração, solene e festivamente, aconteceu no dia 15 de Abril de 1928. Na ocasião, esteve presente o Governador José Augusto de Medeiros, que veio até a cidade para esta finalidade.  

Dentre suas primeiras professoras, podemos destacar: Ezilda Elita da Silva, no ano de 1928; Laura dos Santos, em 1929, e Anna Anita de Mello, professora no "Cel. Antonio do Lago" em 1929 e 1930.
O nome: A instituição escolar, nos dias de hoje, recebe alguns nomes diferente daquele que está escrito no alto da fachada da própria escola que é: Grupo Escolar General Florêncio do Lago. Alguns desses nomes que são usado normalmente entre os populares são: o "Grupo" e  "Antônio do Lago". Contudo, o nome do Grupo Escolar mais antigo da cidade de Touros, faz referência a um dos mais célebres cidadãos tourense, o Coronel Antonio Florêncio Pereira do Lago. Este, que nasceu no distrito de São José de Touros, a 10 de maio de 1825, e se tornou um dos homens mais influentes quando da proclamação da República em 1889, chegando a assumir a junta governamental do estado do Amazonas e realizou a planta topográfica da cidade de "Desterro", atual Florianópolis. Dentre tantas habilidades, dominava a topografia e foi um exímio militar, fato comprovado em sua participação na Guerra do Paraguai, onde foi um dos principais atores da Retirada de Laguna, de 1864-1870.



Fachada da escola em 2014


A escola nos dias de hoje: Atualmente, a escola tem o importante papel de formar os alunos de nosso município, do 1º ao 5º ano da educação básica e ainda conta com o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Recentemente o prédio histórico passou por uma reforma que, por sinal, se fazia necessária há anos. Durante o período da reforma, as atividades letivas da escola foram direcionadas para outro local de ensino dentro da própria cidade, a saber, Colégio e Curso Exemplo. Terminada a reforma, a atividades voltaram normalmente para o seu lugar de origem, o histórico prédio situado na rua Coronel Antonio Antunes, no centro da cidade. 


Alunos em frente ao prédio se preparando
para mais um desfile de 07 de setembro.
Por fim, podemos verificar de forma simples, e superficial, a importância que o "Grupo", ao longo dos anos vem exercendo na vida de muitos cidadão tourenses, formando e preparando nossa juventude para os desafios vindouros. Este que vos fala, estudou na referida instituição escolar entre os anos de 2000 a 2003, e sinto-me particularmente muito honrado em ter feito parte da história dessa escola.






Referências Bibliográficas:

http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira- republica/LAGO,%20Ant%C3%B4nio%20Flor%C3%AAncio%20Pereira%20do.pdf (On-line)

Patriota, Nilson. Touros: uma cidade do Brasil. DEI, Natal, 2000. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário